domingo, 10 de junho de 2012

SENF - Solicitação de Emissão de Notas Fiscais


CENÁRIOS


1º Cenário) Quando se quer emitir notas fiscais de venda, emite-se antes um orçamento ou um pedido de venda. Quando se quer emitir notas fiscais de retorno de conserto, emite-se antes uma ordem de serviço.

No ato de emissão da Nota Fiscal o ERP deverá permitir importar os dados do PV e da OS, poupando tempo na digitação.

Em alguns segmentos porém pode ocorrer que um usuário necessite solicitar que seja emitida uma Nota Fiscal para outras finalidades que não sejam comerciais. Por exemplo, um vendedor de uma empresa que comercializa chapas de aço pode necessitar que as chapas sejam antes beneficiadas pois a própria empresa não tem maquinário / mao de obra para isto. O vendedor precisará então terceirizar o serviço. O vendedor então emitirá uma via do pedido de venda e o entregará ao faturista que por sua vez, emitirá a Nota.

Problema: é quando o ERP não aproveita os dados constantes do pedido tais como os produtos. Imagine um pedido de venda com mais de 20 itens e o faturista, por falha do ERP, ter que digitar todos os itens de novo.

2º Cenário) O vendedor ou gerente solicita verbalmente que uma nota fiscal de remessa para conserto ou industrialização de um certo produto seja emitida. Como o solicitante não dá muitos detalhes do produto, tais como o código ou o nome correto do produto, o faturista pode incorrer no erro de inserir o produto errado na Nota Fiscal, baixando-o incorretamente do estoque.

SOLUÇÃO
Sugiro que no ERP seja criado um processo genérico chamado SENF - Solicitação de Emissão de Notas Fiscais. Este processo não pode substituir orçamentos, pedidos de venda, ordens de produção nem ordens de serviço. Para garantir isto, o processo de Notas Fiscais somente deverá aceitar importar SENF's conforme as CFOP's que forem utilizadas (exemplo: 5.901, 5.915, 5.118)

Características que este processo deverá possuir:

- o registro precisa ter status de Aberto ou Baixado (enquanto nao faturado, situacao = 'A'; se faturado, situacao = 'B')
- ter nº sequencial
- menu drop-down chamado "Tipo de Destinatário" com 2 opções "Cliente" e "Fornecedor". O padrão poderia ser "Fornecedor" por ele ser o destinatário mais comum.
- conforme o tipo escolhido, o ERP deve permitir buscar o destinatário na tabela correta (Clientes ou Fornecedores)
- solicitar a transportadora
- menu drop-down chamado "Processo" com as opções "Ordem de Producao", "Ordem de Serviço"
- conforme o processo escolhido, o ERP deve permitir buscar um ou mais documentos do processo e importar os itens do mesmo.
- perguntar (ou pré-configurar, para que não pergunte) que preço puxar: o que consta no processo ou, do cadastro do item, o preço de custo ou de venda.
- conter linhas de observacao para o item (pelo menos 3 linhas)
 - conter linhas de observacao para o DOCUMENTO (para que o digitador possa digitar algumas instruções)

IMAGEM
Sugestão de Formulário de SENF

Salvo o documento de SENF, ele poderá ser importado para a Nota Fiscal. Porém como dissemos, apenas se o TIPO DE NF permitir ou conforme as CFOP´s que o permitirem (conforme os exemplos acima).

VANTAGENS
- ganho de tempo na emissão de Notas Fiscais
- formalização da solicitação, evitando-se assim erros na digitação
- rastreabilidade dos processos: OP -> SENF -> NF ou OS -> SENF -> NF

CONCLUSÃO
Espero que esta postagem lhes sirva para otimizar o uso do ERP em pequenas empresas.
Estou aberto à comentários.

Um comentário:

  1. Que bom que voltou a atualizar seu blog Silvano. E como sempre, dando uma aula de Informatica.
    Abraços
    Luiz

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