domingo, 15 de janeiro de 2012

Unidades de Medida em Softwares de Gestão Empresarial (ERP) para Pequenas Empresas
- Unidades Populares e suas origens

1a parte - Conceitos e Padronização
2a parte - Unidades Populares e suas origens
3a parte - Aplicações - METALURGIA


Muitas unidades não fazem parte do Sistema Internacional (SI) mas são amplamente utilizadas. Podemos citar:


PC - peça
CX - caixa
BR - barra
MIL - milheiro
CT - cento
CH - chapa
L - litro
GL - galão
POL - polegada
BB - bombona

@ - arroba
CB - cabeça
DZ - dúzia
FD - fardo
SC - saco

Não faz sentido utilizar algumas delas para quantificar a saída ou entrada de materiais. Por exemplo, nunca vi um produto ser estocado em polegadas! A polegada é usada para medir a bitola de uma barra de metal redonda ou o seu furo e sua parede, a espessura de uma chapa, de um fio, de um tubo de PVC, etc). Logo, posso dizer que estas 'unidades' devem ser usadas apenas para caracterizar o produto (espessura, diâmetro, tamanho do furo do produto), para ajudar na formação de preço, no dimensionamento do produto (peso, volume), etc.


Exemplos:

Tubo de Aluminio Redondo 1"
Tubo de Cobre Redondo 1"

CURIOSIDADES SOBRE UNIDADES DE MEDIDA POPULARES

Peça
Qualquer pedaço, parte. Objeto avulso.

O termo remonta aos tempos antigos para designar moedas, roupas, jogos, artes, conduta, documentos, etc. Exemplo: objetos de metal precioso, peças de roupa, peças do tabuleiro, peças de teatro, sujeito de má índole (aquela "peça" de pessoa), peças de um processo, etc
Uma peça pode ter características diversas tais como forma, aspecto, peso, volume, cor, etc.

Em um software de Gestão Empresarial (ERP) é muito utilizado para formação de quantidade e preços.

Caixa
Recipiente, função.

Designa recipientes fechados, para armazenamento e estocagem; designa uma função executada por uma pessoa ou dispositivo (caixa de banco, caixa do câmbio, caixa d'agua,) ou um documento (livro caixa).

Em um sistema de Gestão Empresarial (ERP) é muito utilizado para formação de quantidade, preços, volumes, kits de produtos e ainda capacidade de armazenamento (peças x caixa). Quem emite "Memorando de Exportação" sabe do que estou falando: o usuário faz muito uso destes termos caixa e volume para fins de cálculo da capacidade de armazenamento em 'containers'.


Milheiro
Expressão que vem do "milhar" o popular "milheiro" é designado para indicar 1000 unidades. Muito utilizado na indústria e comércio de materiais para construção (milheiro de tijolos, de blocos, de telhas, pregos), confecção de cartões de visita, panfletos e folhetos, fabricação de sacolas e sacos plásticos, ímãs de geladeira, fabricação de materiais para fixação (pregos, parafusos, etc).

Cento
A mesma aplicação do "milheiro".

SISTEMA BRITÂNICO DE MEDIDAS
Unidade inglesa ou unidade imperial é a denominação dada a qualquer unidade em vários sistemas de unidades de medida obsoletos baseados em medidas estabelecidas pelos reis ingleses, sendo algumas delas com base em medições no corpo dos reis. Vou citar estas unidades e destacar somente aquelas que se usa no Brasil.

Unidades de Medida
- Polegada (in = inches)

É uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada corresponde à 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. É a largura de um polegar humano regular medido na base da unha. É representada por aspa-dupla. Exemplos:

- 1 pol = 1"
- 1,5 pol = 2.5" ou 2 1/2"

- Pé
- Jarda
- Milha
- Rod
- Corrente
- Furlong
- Légua
- Link
- Chain
- Braça
- Acre
- Homestead
- Quarto
- Pinto
- Galão
- Gilss
- Onça
- Barril
- Peck
- Bushel
- Minim
- Escrópulo
- Dracma
- Libra
- Fahrenheit


Antigas Unidades de Medida Portuguesa
- Légua
- Milha
- Braça
- Toesa
- Passo
- Vara
- Côvado
- Palmo
- linha
- ponto
- tonelada
- quintal
- arroba
- grão
- Quilate
- Alqueire
- Tonel
- Pote
- Pipa (lembra do caminhão "pipa"?)


Conclusão
Esta parte visa relembrar as unidades de medidas populares e saber um pouco de suas origens e quais delas se usam no Brasil.
A próxima parte tratará do uso de unidades de medida em empresas de diversos segmentos e como os sistemas de gestão empresarial (ERP) podem ajudar.
Espero que tenham apreciado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poste sua mensagem aqui